Marcadores

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

DE POLÍTICA


 Submissos a tudo que envolve a política pública, mesmo querendo ou não, somos a mais perfeita massa de manobra que eles conseguem para encherem os bolsos, alguém tem dúvida? Se tiver, saiba que a capital do país, Brasília, mesmo sem produção industrial ou qualquer outra de respeito, é a terceira cidade mais rica do país, qual será o motivo?
Que o funcionalismo público é a elite do país hoje em dia ninguém têm dúvida, no entanto, alguns entram para ele de uma forma bem difícil e trabalham muito para tal, outros trabalham pouco, investem muito, sabe-se lá de onde e negociam por muitos anos seu enriquecimento, o que seria inviável somente com trabalho.
Tendo em vista nossas próximas eleições, tomei algumas frases já conhecidas da população eleitoral para analisar como se não soubesse quem é o candidato que fala:
“Quem me conhece sabe....” esta parece que já estava na agenda bem antes deles serem candidatos, parece até unanimidade, entretanto, existe uma parcela de candidatos que são extremamente desconhecidos, os quais insistem em dizer isto, já os conhecidos parecem que pedem para que alguém diga tudo que sabe sobre eles (aquelas verdades que só se fala na volta de um copo).
“Soldado do partido” esta parece que alguns até já estão esquecendo mas, é uma pérola, como se o elemento estivesse sendo obrigado pelo partido a ser candidato, talvez até eleito e sujeito a todo tipo de negociatas desde que engorde a conta no banco.  
“Está na hora de mudar” esta nos leva a pensar em tudo que aconteceu, que a maior parte da população nem lembra mesmo, porém, a maior parte dos candidatos que fala isto já era até para ter carteira assinada de tanto tempo que mamam nas tetas do erário público, quando estão vendo o povo contente dizem “continuidade”, quando não, falam que tudo têm que mudar. E os já carimbados de tantos mandatos, isto é pior depois de tanta praia rodada eles descobrem o que está errado, muitos até com três ou quatro mandatos, outros com tantos cargos públicos que já até esqueceram, mesmo assim eles têm a varinha mágica para a solução de todos os problemas da população, alguns criados por eles mesmo.
Como se não fosse pouco, eles ainda insistem no “eu não prometo, cumpro” aí as interpretações podem ser diversas, desde o candidato já experimentado que distribuiu muitas cestas básicas no passado até aquele que colocou a mãe no asilo por promessa à mulher, o fato é que lá ninguém faz nada sozinho, todos necessitam de conchavos e negociações para conseguirem algo e quem disser algo contra está mentindo descaradamente.
No entanto, a política nos surpreende sempre e parece que a população tem o governo que merece mesmo, passam-se os anos e eles compram um jornal daqui, uma TV dali, uma rádio no interior, às vezes até literalmente e voltam para o congresso com toda a cara-de-pau que Deus lhes deu, dizendo na campanha, de uma forma bem invasiva no cérebro das pessoas: “conto com teu voto”. Ora, vá conta com o voto da família dele, que muitos nem isto conseguem, eles que contem com os votos das amantes que vão ter se forem eleitos.
Indiscutivelmente a eleição de quatro em quatro anos é feita para haver uma mudança no congresso, no entanto, o que vemos são as mesmas latas todos os mandatos novamente, obviamente algumas fazem algo, outras nem tentam, ou simplesmente arrumam um jeitinho brasileiro de entrarem no “negócio” como empresas que trabalham para o povo (pedágios e empreiteiras por exemplo) e ficam cada vez mais milionários.
Se é para mudar, que mudemos, que façamos nosso papel como contribuintes e coloquemos pessoas com brios para tomarem conta de quase a metade do que ganhamos trabalhando “honestamente”.

Um comentário:

Bianca Morais disse...

Bah Jorge! Adorei teu texto.
Política é um grande problema nesse país... O típico e clichê "quem me conhece, sabe!" que eles mandam nas propagandas é uma PIADA. E o pior, é que tem quem caia (e não são poucos)...

Gostei muito do teu blog, vou acompanhar. Abração!

Queridos Amigos

Gostaríamos que cada pessoa do mundo tivesse maturidade suficiente e sensibilidade permanente para saberem o que as autoridades fazem de nossas vidas, no entanto, isto é quase impossível de se conseguir, o que estamos pensando é que se alguns não têm nenhum estímulo para lutarem pelos seus direitos, pelo menos que saibam como procedem algumas atividades que agem contra estes direitos e que, por qualquer outro motivo ainda estejam dispostos a outro tipo de divertimento, livre de qualquer compromisso com partidos políticos ou atividades anti-políticos, tentaremos fazer algo que justifique o tempo que os leitores dedicam para tal, e que nossa pequena manifestação traga algum regozijo ou simplesmente algum tipo de afago a todos os problemas que nossas vidas nos trazem, para tanto, espero que vocês compreendam que nosso prazer é que haja felicidade em nosso relacionamento.

Obrigado

Jorge Acunha

AÍ, MEU POVO, MAIS ABAIXO COLOQUEI UM QUADRO PARA OS SEGUIDORES SE INSCREVEREM, MOSTRE QUE ESTE BLOG VALE A PENA, INSCREVA-SE ===================>

Para quem gosta de ler:

Para quem gosta de ler:
se preferir autografado é só pedir, clicando na foto entra direto na editora.