Marcadores

sexta-feira, 12 de junho de 2009

Onde Foi Parar O Jornalismo?

Algumas pessoas andam perguntando por aí o que é que andam ensinando nas faculdades de jornalismo do país?
Parece que algumas coisas vão se repetindo a tal ponto que algumas datas são repetidas tantas vezes que algumas emissoras de tv perdem muito dinheiro ao fazer novas matérias, quando nada de novo têm a mostrar. Exemplos: datas de procissões, algumas podem ser gravadas e mostradas durante muitos anos que não faria a menor diferença, datas como dias comemorativos como mães, namorados, natal etc... pode-se dizer o mesmo, é todo ano a mesma coisa, entrevistas nas lojas, alguns ensinando qual o melhor presente, o que é totalmente dispensável, já que somente o interessado é que sabe o que a sua cara-metade necessita, ou gosta.
Têm também o jornalismo alienado, aquele que vê tudo azul sempre. Nota-se isto quando os apresentadores estão sempre rindo, alguns são irônicos e sabem sobre o quê estão falando, outros, chegam a falar de tragédias mostrando os dentes, talvez por saberem que não estão agradando, parece o tempo da ditadura quando se tinha que ver tudo em “verde-amarelo”, mas a notícia mesmo é quase sempre vazia de sentido, muitos lêem alguma coisa e se forem indagados a respeito em seguida, nem sabem do que estão falando, neste caso se põe algum evento religioso, esporte, agenda de festas, homenagens de militares ou políticos para outros militares ou políticos, com o dinheiro do povo, como se fosse uma grande coisa para o povo que sabe que dá quase a metade do que ganha para o governo e eles gastam neste tipo de coisa.
Aí entram as limitações: não se pode falar nisto por conta do patrocinador tal, não se pode falar daquilo por conta de tal político e o assunto morre por ali, fala do avião. Que nojo.
Já são vários dias que alguns tele-jornais abrem falando do tal avião, quem vê já conhece tudo de avião, pois a cada acidente a radiografia de um avião e os termos técnicos utilizados por eles são excessivamente mostrados, todo mundo vira especialista. Se fôssemos falar para alguém há dez anos atrás o que significa certos termos de aviação nos chamariam de loucos. E com razão.
Aí vem a previsão do tempo. Esta safa muitos. Antigamente, quando uma pessoa não tinha assunto com a outra (diga-se de passagem hoje em dia ainda o é), falava do tempo, agora a previsão do tempo é obrigatória tanto no rádio quanto na tv, exaustivamente, em algumas programações, para salvar os apresentadores, os que são alienados, colocam por várias vezes no mesmo programa a tal previsão do tempo, que, neste ponto temos que ser realistas, tirando o Paulo Borges, ninguém diz nada de diferente. Um copia o outro e, em muitas vezes, erram.
Assim também acontece no rádio, pois quem troca o jornalismo da tv pelo rádio, quer ouvir mais do que um simples jornal, quer ver manifestações dos apresentadores, quer sentir-se protegido de alguma forma, quando alguém grita por ele, no entanto, a maior parte também é reificado ou deve tanto a patrocinadores que não pode opinar sobre nada, resigna-se a ler pauta ou como acontece aqui no interior, lê jornais, com a maior cara-de-pau, com notícias de um ou dois dias atrás, como se todo mundo já não soubesse.
Parece que temos poucos exploradores de coisas novas, a notícia está cada vez mais, sendo catada na internet ou nos órgãos oficiais, restando pouca criatividade para se ter algo novo, algo que realmente faça falta para o povo.
Havemos de convir que alguns dos mais antigos ainda têm classe e sabem como fazer as coisas, já os mais novos parece que já saem das faculdades sem conhecimento de mundo e sem saber o que fazer até o texto ser apresentado a eles.
Um enorme abraço ao grande jornalista Clóvis Duarte, que sabe como incentivar a criatividade das pessoas.

Jorge Acunha

Queridos Amigos

Gostaríamos que cada pessoa do mundo tivesse maturidade suficiente e sensibilidade permanente para saberem o que as autoridades fazem de nossas vidas, no entanto, isto é quase impossível de se conseguir, o que estamos pensando é que se alguns não têm nenhum estímulo para lutarem pelos seus direitos, pelo menos que saibam como procedem algumas atividades que agem contra estes direitos e que, por qualquer outro motivo ainda estejam dispostos a outro tipo de divertimento, livre de qualquer compromisso com partidos políticos ou atividades anti-políticos, tentaremos fazer algo que justifique o tempo que os leitores dedicam para tal, e que nossa pequena manifestação traga algum regozijo ou simplesmente algum tipo de afago a todos os problemas que nossas vidas nos trazem, para tanto, espero que vocês compreendam que nosso prazer é que haja felicidade em nosso relacionamento.

Obrigado

Jorge Acunha

AÍ, MEU POVO, MAIS ABAIXO COLOQUEI UM QUADRO PARA OS SEGUIDORES SE INSCREVEREM, MOSTRE QUE ESTE BLOG VALE A PENA, INSCREVA-SE ===================>

Para quem gosta de ler:

Para quem gosta de ler:
se preferir autografado é só pedir, clicando na foto entra direto na editora.